Cursos de Formação - Informações

O Curso

Inclui aulas teóricas, seminários clínicos, análise pessoal obrigatória, supervisão individual e estágio clínico com acompanhamento, havendo apresentação de monografia no encerramento.

Objetivos

Trabalhar os conceitos fundamentais de Psicanálise, que servem de alicerce para sua prática, transmitindo o conhecimento psicanalítico com base no estudo das obras de Freud e seus seguidores e pós-freudianos, na análise pessoal e na supervisão psicanalítica.

Público-Alvo

Pessoas com formação superior (em qualquer área) que se interessam pela Psicanálise, buscando a capacitação e especialização de profissionais em psicanálise com o foco do atendimento. A profissionais que, em áreas diferentes da Psicanálise, desejam ampliar o conhecimento de si mesmo e dos outros para uma melhor eficácia na atividade que executa.

O curso é estruturado em 36 módulos com conceitos e fundamentos da Te Teoria de Sigmund Freud e Noções das Teorias de Melaine Klein, Jacques Lacan, Donald Winnicot e Wilfred Bion, Noções básicas de Antropologia, Filosofia e Sociologia.

 

                                        EMENTA – TURMA 8

Programa Curricular do Curso de Formação em

Teoria Psicanalítica e Psicanálise Clínica

 

CONTEUDO PROGRAMÁTICO CURSO DE FORMAÇÃO DE PSICANALISTAS

AULA INTRODUTÓRIA

O que é Psicanálise: pilares teóricos; método e técnica; teorias da dinâmica psíquica; tratamento das neuroses; disciplina científica: teorias do trauma, narcisismo e dissociação do ego. Sigmund Freud, A

Evolução histórica da Psicanálise: o movimento psicanalítico; Abraham, o primeiro psicanalista; Ferenczi, o pioneiro; A Segunda Guerra Mundial e a expansão da psicanálise. Psicanálise e as sete escolas psicanalíticas. Legislação: IPA; Sociedades Psicanalíticas; Formação do Psicanalista; Exercício da Psicanálise. Psicanálise aplicada: Freud e preservação da Psicanálise: Biografia de Freud: o homem; a família; médico e pesquisador. A Psicanálise: História Clínica – mencionar os casos (Anna O.; o Caso Dora; Elizabeth Von R.; Pequeno Hans; Homem dos Ratos; Caso Schreber; Homem dos Lobos); teoria e metapsicologia.

MÓDULO I – FREUD E A PRIMEIRA TEORIA TÓPICA

Modelo Topográfico: aparelho psíquico; a construção das tópicas: princípios científicos na neurofisiologia; funcionamento psíquico nas histéricas; funcionamento inconsciente da mente: representações, palavra, coisa; Sistemas: Consciente, representações de palavra, processo secundário e funções do Ego; Pré- consciente, o arquivo de registros e representação palavra, imagem; Inconsciente, repressões, representações de coisa e leis do processo primário. Pré- Consciente, consciente.

MÓDULO II - FREUD E A SEGUNDA TÓPICA

Aparelho Psíquico: dinâmica e funções específicas. A Teoria Estrutural da mente: Id (Isso), gênese, sede das pulsões, energia livre e princípio do prazer; princípio da realidade; Ego (Eu), gênese, funções e representações, o si mesmo e o sentimento de identidade; Superego: gênese, representante da moral e valores éticos, legislador e proibidor, a conflitiva edípica; diferenciação entre pulsão e instinto.

MÓDULO III- O INCONSCIENTE

Estrutura topográfica, material reprimido e recalcado, representação / afetos / ideias, condensação e deslocamento, princípio da homeostase, principio econômico.

MÓDULO IV- TEORIA PULSIONAL

Pulsão: conceito, energia psíquica, catexias; representantes psíquicos; deslocamentos, compulsão à repetição. Dualidade pulsional: pulsão de vida e pulsão de morte. Vida mental e polaridades: atividade- passividade; deslocamentos-condensações; princípio prazer-desprazer; processo primário-secundário; determinismo psíquico; questão da instintualidade.

MÓDULO V - ANTROPOLOGIA E PSICANÁLISE

Antropologia - As origens do humano e sua capacidade simbólica; As representações do conhecimento humano; As interfaces da Antropologia e a psicanálise As noções de regra e valor. Freud: debate com antropologia; Totem e tabu (1911): origem histórico-biológica do Complexo de Édipo. Totem e Tabu (1913): significado universal do Édipo; história individual do sujeito, uma repetição; a lei e a ordem social; idealização, enfrentamento da castração e conflitiva edípica. A proibição do Incesto como regra humana

básica. Estruturas elementares de parentesco. O significante e o simbólico. A “mitologia psicanalítica” e a sociedade ocidental.

MÓDULO VI - DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL I

A organização da libido: desenvolvimento psíquico inicial; sexualidade infantil, instinto e pulsões. Fases evolutivas da libido: oral, anal e fálica; relações de objeto; fantasias sexuais e formas de erotismo. Complexo de Édipo: pulsões edípicas, fantasias e identificações. Complexo de Castração: angústia de castração; simbolização da lei do interdito. O Superego: gênese, identificações; ego ideal e ideal de ego; sentimento de culpa e vergonha.

MÓDULO VI - DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL II

O período de latência: repressão da sexualidade infantil; reforço das aquisições afetivas e mentais do ego; sublimação das pulsões. Passagem para a puberdade.

MÓDULO VII – OS MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
O Ego: atividades defensivas e a repressão. O conflito neurótico: repressão, recalque e o retorno do reprimido; repressão e fixação. O ego: realidade interna e realidade externa. Defesas: o superego, a culpa e as angústias. Mecanismos de defesa: classificação; defesas contra afetos; deslocamento de afetos;

equivalentes de afetos; formações reativas. Atividades defensivas na psicose. A clínica e as defesas: resistência e contra resistência.

MÓDULO VIII – NARCISISMO

Três Ensaios da Sexualidade. Ensaio Psicanalítico Totem e Tabu (1913): significado universal do Édipo; história individual do sujeito, uma repetição; a lei e a ordem social; idealização, enfrentamento da castração e conflitiva edípica. Sobre o Narcisismo: uma introdução (1914): distinção entre libido do ego e libido objetal; relações do ego e os objetos externos; libido retraída do mundo objetal externo; narcisismo, idealização e autoestima, narcisismo primário e secundário. Inibição, Sintomas e Angústia (1926): restrições às funções do ego; conflitos na relação do Ego e Id; angústias e recalque.

MÓDULO IX - SEXUALIDADE, PSICANÁLISE E O SEXUAL

Sexual e sexualidade: gênese, conceituação; fundamento biológico, anatômico e genital. Teoria da sedução (Freud -1897); Teoria da sexualidade (Freud, 1905); as duas correntes da sexualidade: sensualidade e ternura. Identidade sexuada: experiência do próprio corpo, construção, aceitação ou recusa do sexo de atribuição; sexualidade feminina, sexualidade masculina; trajetória heterossexual, ou homossexual; homens e mulheres diante da perversão, prostituição, pornografia; fetichismo, voyeurismo; pedofilia;

gerontofilia; sadomasoquismo; parafilia (outros transtornos múltiplos); o ser humano atormentado por sua sexualidade.

MÓDULO X - TRANSFERÊNCIA

Transferência: conceito (clássico /contemporâneo); origens e neurose de transferência; fantasias inconscientes, narcisismo e relação de objeto na transferência; pulsões, objetos e angústias na transferência. Contribuição de Freud e os pós-freudianos. Diferentes formas Transferenciais: positiva; negativa; especular; idealizada; erótica; perversa; psicótica (simbiótica, narcisista, acting out, reação terapêutica negativa, letargo). Transferência como instrumento no Processo Analítico: antecipatória; para- transferência; extra transferência.

MÓDULO XI - CONTRATRANSFERÊNCIA

Conceito: origem e evolução histórica; interpretação das relações de objeto e tendências atuais; papel da comunicação inconsciente. Contribuições de Freud e os pós-freudianos. Contratransferência e transferência do analista: diferença e conflitos da pessoa do analista. Contratransferência: como instrumento: enquadre; projeções, identificações e relação de objeto. Tipos de contratransferência: direta e indireta; concordante e complementar; erotizada e somatizada e sonolência.

MÓDULO XIII - SEMIOLOGIA PSICANALÍTICA

Semiologia: origem; conceitos importantes; semiótica; signos e sinais; significantes e significados. Semiologia Clínica e psiquiatria. Semiologia Psicanalítica: o simbólico, a subjetivação, o recalque; efeitos semiológicos do complexo de Édipo e do Superego; mecanismos de defesas; evolução psicoemocional. Clínica Psicanalítica: passos da interpretação, significados e significantes; o inconsciente.

MÓDULO XIV - INTERPRETAÇAO DE SONHOS I

Os sonhos e sua interpretação: conceito e características psicológicas. Sonhos históricos (Freud): “Sonho da injeção de Irma” (1895); “O sonho com tio Josef” (1897); “Sonho da Monografia de Botânica” (1898). O trabalho dos sonhos: processos de formação, material e restos diurnos, simbolismo, características psicológicas. O sonho: diferentes tipos; conteúdos coloridos; sensação de realidade no sonho. Psicofisiologia do sonhar: ciclos do sonhar e do dormir. Estrutura dos sonhos: gênese, desejo,

trauma e representações e pensamento.

MÓDULO XV - INTERPRETAÇÃO DE SONHOS II

Mecanismos defensivos, censura, senso de realidade. A memória nos sonhos Esquecimentos dos sonhos; Sentido moral dos sonhos; Teorias do sonhar e da sua função; O trabalho do sonho (condensação e deslocamento); Os afetos no sonho; Elaboração secundária; Premonição onírica; Sonhos absurdos. Os sonhos no tratamento psicanalítico: relato, resistências, formas de interpretação e associação livre na clínica.

MÓDULO XVI - PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA I

Neurose: estruturas caracterológicas, sintomas, inibições e estereótipos. Histeria: gênese e especificidades; classificação, fixações e defesas; transtornos de personalidade histriônica; A clínica da histeria. Neurose Obsessiva: etiologia, ansiedades, fixações e defesas; ambivalência e erotismo anal. Fobias (neurose de angustia): etiologia, estrutura, fixações e defesas; multideterminações e pluralidade causal; características clínicas. Neuroses e tipificação: atual e angústia (Freud); caráter; fracasso; destino; narcísica e depressão (por perdas, culpa, fracasso e pseudodepressão). Apresentar casos clínicos de Freud: Ana O.; O Pequeno Hans; O Homem dos Ratos; O homem dos Lobos.

MÓDULO XVII – PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA II

Perversões: gênese e conceituação; mecanismos defensivos actings; vincularidade perversas e pares antitéticos; clivagem da personalidade e manifestações psicopáticas. Aspectos técnicos da clínica. Psicose: gênese; caractereologia; estados psicóticos. Borderline: características, sintomas, clivagem e ansiedades. Condições psicóticas e manejo técnico das psicoses clínicas. Transtornos narcisistas: características clínicas; estados de indiferenciação e ilusão; parte psicótica da personalidade; manejo técnico.

MÓDULO XVIII - PSIQUIATRIA E PSICANÁLISE

Psiquiatria: breve histórico da funcionamento do Sistema Nervoso ; especialidade médica; diagnóstico, prevenção, tratamento e reabilitação de doenças mentais (orgânica, psíquica e mental). Doente: avaliação biológica, psicológica, sociológica e áreas a fins. Semiologia psiquiátrica: sinais e sintomas (DSM). Relação entre Psiquiatria e Psicanálise; Par combinado: psiquiatra/psicanalista. Normalidade e Patologia: conceitos; predisposição para desenvolvimento das doenças (interação: “nature” e “nurture”). Patologias com

indicação a terapia psicanalítica. Questões estruturais: Transtornos e Síndromes; Transtornos; Reações defensivas: delírio e alucinação. Principais Transtornos: Transtorno de Personalidade; Personalidade Antissocial; Transtorno Bipolar; Transtorno Alimentar, de Ansiedade; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Borderline; Paranóia.

MÓDULO XIX - PSICOFARMACOLOGIA E PSICANÁLISE

Fármacos (Antipsicóticos, Psicolépticos, Psicodislépticos e psicoanalépticos). Drogas Psicoativas (Depressivos, Estimulantes e Alucinógenos) Reações Autossômicas e Hematológicas Adicção -Dependência e Vício – Efeitos Adversos Tratamento medicamentoso e controle. Interação medicamentosa Mitos em relação a medicamentos, medicamentos como objetos transicionais.

MÓDULO XX - PSICOTERAPIA BREVE

História: gênese; conceitos básicos, classificação das psicoterapias breves; conceito de foco; gerações de psicoterapia breve. Indicações, contraindicações e tolerância à angústia. Compreensão psicodramática da crise: diversificação; classificação de sintomas; terapias sintomáticas e terapias causais. Tratamento: entrevista; relação paciente-terapeuta; contrato e metas terapêuticas; duração do tratamento, avaliação de resultados. Técnicas de psicoterapia breve; resistência; definição do foco; vínculo paciente terapeuta; postura do psicoterapeuta, acolhimento; manipulação da transferência; intervenções na psicoterapia.

Técnicas para lidar com o encerramento da terapia.

MÓDULO XXI-PSICOSSOMÁTICA E PSICANÁLISE

História: gênese, origem histórica; primórdios da ciência; surgimento da escola. Freud e contribuições para a psicossomática: afasias (1891); complacência somática - caso Dora (1905); alteração psicogênica da visão – conversão histérica (1910); o ego corporal. Escola de Chicago: classificação das doenças psicossomáticas; mecanismos psicossomáticos. A organização psicossomática: o fenômeno psicossomático; as ligações somato-psíquicas e determinantes de doenças orgânicas; fatores psicológicos determinantes de doenças orgânicas; mecanismos de formação de sintomas; fatores estressores psicossociais. O corpo, a pele e a psicossomática; o problema da dor e da imagem corporal; o pensamento operatório; do fenômeno psicossomático à somatização; pensamento operatório e as emoções. Diálogo entre psicanálise e medicina. Transtornos: de imagem corporal; alimentares.

MÓDULO XXII- MELANIE KLEIN

Melanie Klein: vida e obra; teoria kleiniana: princípios básicos; conceitos, origem dos conceitos; estruturação da mente; angústias, mecanismos e defesas primitivas e arcaicas; etapas do desenvolvimento do psiquismo, relações objetais. Desenvolvimento emocional primitivo: análise de crianças pequenas e de pacientes regressivos. Fantasias inconscientes e mundo interno. Teoria da agressividade, da inveja e pulsão de morte. Transferência positiva e negativa. Concepções sobre o Complexo de Édipo e Superego; ataques

sádicos destrutivos da criança; culpa e reparação; luto e relações a estados maníacos. Psicanálise infantil: técnica dos brinquedos e jogos; enquadre, setting; interpretação, simbólico e fantasia.

MÓDULO XXIII - DONALD WINNICOTT

Vida e Obra. Teoria do amadurecimento: desenvolvimento emocional; vida psíquica; Continente materno: sustentação, handling, holding; integração, não integração e personalização. Adaptação à realidade: ambiente facilitador; início das relações objetais; apresentação dos objetos; crueldade primitiva. Espaço potencial: conceito; fenômeno e objeto transicional; espaço da ilusão, desilusão. O brincar e a realidade. Capacidade de estar só. A mãe, o bebê e o pai. Aspectos de ego, si mesmo e Self; núcleo do self verdadeiro e núcleo do falso self. Aspectos da clínica: técnica; sustentação no setting analítico; regressão; transferência; explicitação do ódio na contratransferência.

MÓDULO XXIV - WILFRED BION

Vida e obra. Teoria do Pensamento: gênese evolutiva dos pensamentos; utilização dos pensamentos; transformações e evolução; funções do pensamento e capacidade de pensar os pensamentos. Teoria do Conhecimento: função e relação continente e conteúdo; elementos de psicanálise; Vínculos: amor, ódio e conhecimento; ataque ao vínculo; superego e supra-ego; a função alfa da mãe. Teoria das transformações: alucinose; a parte psicótica e não psicótica da personalidade; linguagem e comunicação. Trabalho com grupos. Trabalho com psicóticos. Problemas: gênese e utilização dos pensamentos; relativo ao uso da

verdade; a angústia “terror sem nome”. O psiquismo fetal. Condições do psicanalista: capacidade negativa, intuição, continência, paciência e empatia; visão binocular; a dor psíquica, o crescimento mental. Prática Psicanalítica: concepção inovadora; analise do consciente; função continente do analista; resistência e transferência; Interpretação e vínculos.

MÓDULO XXV - JACQUES LACAN

Biografia de Lacan; Desenvolvimento da teoria lacaniana: primeira e segunda clínica; Áreas do psiquismo – estádio do espelho; complexos familiares; édipo para Lacan, Estruturas clínicas e a ética da psicanálise; A constituição do sujeito: alienação e separação; Sexuação; Os quatro discursos e o fenômeno psicótico; Funcionamento do psiquismo – o real, o imaginário e o simbólico, Interpretações versus interrupções; Manejo Clínico;

MÓDULO XXVI – LUTO E ROMPIMENTO DE VÍNCULOS

As representações da morte; A Morte em Vida :Apego e Desapego; O Vínculo; Configurações Vinculares de Bion por Zimerman ; A criança e o Vínculo; O Luto: As contribuições à Psicanálise; O Luto Normal e Luto Patológico; O Luto Antecipatório e o Luto pós-morte; A Identificação do Objeto Amado; Os Afetos relacionados à Perda: Separações e Divórcio, Perda do Cônjuge; A Morte de um Filho; A Velhice e a Morte; O Medo e a Ansiedade; Distúrbio Depressivo. Luto e melancolia (1914): elaboração de perdas; libido

investida nos objetos; identificação e introjeção do objeto perdido.

MÓDULO XXVII-FUNDAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA I

Psicanálise: gênese, conceito, método, procedimento, investigação e princípios básicos. Processo terapêutico: psicanálise e psicoterapia, delimitação de conceitos. Pilares teóricos: inconsciente; Complexo de Édipo; sexualidade; resistência e repressão. Técnica: procedimento, setting, técnica e campo da entrevista, enquadre; par analítico. Regras básicas: empatia, aliança de trabalho, contrato analítico, atenção flutuante, associação livre, regras de abstinência, transferência e contratransferência; resistência e contra resistência, questões éticas. Escuta analítica: função da transferência e da contratransferência no processo; resistências; insight e elaboração. Indicações e contraindicações ao tratamento; analisabilidade: motivação para mudanças psíquica, prognóstico, relação vincular; as questões de acessibilidade: deslocamentos (metonímia) e condensação (metáforas).

MÓDULO XXVIII- FUNDAMENTOS DA TÉCNICA PSICANALÍTICA II

Psicanálise: procedimentos de investigação dos processos mentais; método de tratamento; disciplina científica. Psicoterapia: tratamento com métodos e propósitos psicológicos. Manejo técnico: clássico, contemporâneo; acessibilidade: reservas de capacidades positivas; vinculo analítico; circunstancias especiais de cada paciente; paciente de difícil acesso (narcísico). Transformações conceituais: pessoa do analista e pessoa do paciente; o processo analítico: número de sessões, uso do divã, análise do consciente (consciente/inconsciente) e funções do ego; o superego: ação repressiva, culpa, vergonha e defesas;

atitude psicanalítica interna do terapeuta; fatores sócios econômicos. Formação de compromisso, sintomas e formações reativas. Impasses na clínica: desenvolvimento do processo analítico, defesas caracterológicas, excessos de actings; reação terapêutica negativa (RTN); idealização: fragilidades e dependência; ideal de ego: significações, polo sádico psíquico, configurações patogênicas. Discurso: verbal e não-verbal; interpretação psicanalítica.

MÓDULO XXIX – A QUESTAO DA INTERPRETAÇÃO NA CLÍNICA

Discursos verbais e não verbais, sonhos, parapraxias ; chistes , gestos; transferências ; resistências ; silêncio ; somatização; fantasias inconscientes; angústia; raiva; inibição.


MÓDULO XXX-PSICANÁLISE INFANTIL

Psicanálise Infantil: história; evolução e desenvolvimento; conceitos iniciais. Principais teóricos: Hermine H. V. Hugenstein; Anna Freud; Melanie Klein; Arminda Aberastury; Donald W. Winnicott, Dolto. Freud e a clínica infantil. A técnica e os elementos lúdicos: o brincar na clínica infantil. A clínica infantil contemporânea. Aspectos da clínica infantil: desenvolvimento da criança; processo de maturação física, psíquica e neurobiológica; capacidade para realização de tarefas e

atividades; ansiedades intensas; fantasias e sentimentos subjacentes. Profusão de material pré-verbal, para verbal e verbal; jogos, desenhos, narrativas, personificações, imitações. Vínculo transferencial; o analista é testado pela criança; manifestações de actings; dependência dos pais. Técnicas e práticas atuais na clínica infantil.

MÓDULO XXXI - PSICANÁLISE NA ADOLESCÊNCIA

Adolescência e sua construção: Édipo, latência e puberdade. As identificações; registros e endereços: angústias, inibições, limites e referência sexuada. A mãe e a função transitiva de sua fala; saída da infância = exclusão. Tabu da virgindade: figuras do corpo materno, interdição, separação/diferenciação. Identificações: traços e processos identificatórios; instauração de elo social imaginário e simbólico; estranhamentos: novo corpo; instabilidade; traço do olhar e da voz; o si mesmo. Momentos psicóticos na adolescência: desdobramentos entre imaginário do corpo e o imaginário que subtrai o corpo aos afetos. Psicoterapia com adolescentes: o lugar do psicanalista; princípios gerais; transcurso das entrevistas; uso da interpretação; transferência e contratransferência. Os pais do adolescente: entrevista; transferência; aliança terapêutica.

MÓDULOXXXII– TERAPIA DE GRUPO E PSICANÁLISE (GRUPOANÁLISE)

Psicologia de Grupo: gênese do trabalho em grupo; surgimento da psicoterapia grupal; construção teórico- técnico-prática do grupo terapia. Contribuições de Freud: indivíduo e grupo; técnicas psicodramáticas

(Moreno, 1930); Campo grupal (Lewin, 1936); dinâmica de grupo ( Fouckles, 1948); grupos operativos (Pichon-Rivièri); compreensão do aparelho psíquico grupal (Anzieu e Kaes). Dinâmica de grupo (Bion, 1940); Classificação dos grupos: operativos, institucionais, comunitários, terapêuticos. Grupo e indivíduo: relações continentes conteúdo (parasitário, comensal e simbólico); influência X influenciável. Formação grupal: objetivos; mudanças pretendidas; tipo de técnica; tipo de paciente; condições de trabalho. Distinção na formação do grupo: operativos; terapêuticos; psicoterápicos.

MÓDULO XXXIII - FORMAÇÃO DO CARÁTER, PERSONALIDADE E SELF

Modelo estrutural freudiano: representações, identificações e mecanismos defensivos; ideais e expectativas do ideal do ego, superego, relações objetais e formação do self. Modelo das relações objetais (Kernberg): personalidades narcísicas, transtornos, e defesas primitivas, caracteres impulsivos e psicóticos. Modelo das falhas ambientais: psicopatia e tendência antissocial (Winnicott): estrutura egóica, caracteropatia, deformidade; self: verdadeiro e falso. Psicologia do self (Kohut): self grandioso, estrutura

evolutiva (autoestima e autoconfiança); self objeto e falhas empáticas: transtornos narcísicos da personalidade.

MÓDULO XXXIV-FILOSOFIA E PSICANÁLISE

Filosofia: história, mitos e psicanálise. A razão e os princípios racionais; A verdade como um valor; A dificuldade para a busca da verdade; A dialética. Filosofia moral e seus pressupostos. A mitologia e a psicanálise; Religião e Psicanálise. Psicanálise e filosofia: o ser humano e o mundo contemporâneo- melhor visão de mundo; relação com os objetos, coisas, pessoas e o si mesmo; dimensão da cidadania e o sujeito; realização individual e aprimoramento integral do ser humano.

MÓDULO XXXV – ARTE E PSICANÁLISE

As artes em geral aos olhos da psicanálise: análise das principais obras literárias; grandes movimentos da pintura, a visão moderna de mundo: cinema e psicanálise; o teatro: as grandes peças teatrais e a visão psicanalítica das personagens; A psicanálise dos contos de fadas; a representação do eu: a dança e a linguagem sinestésica; a escultura e a visão do ideal; a arte como manifesto do inconsciente.

MÓDULO XXXVI - ÉTICA E PSICANÁLISE

Psicanálise e compreensão Ética: princípios, emoções e desejos; compreensão e perspectivas no pensar

ético; ética relativa no discurso psicanalítico. Psicanálise: valores morais (inconsciente e sexualidade); superego e a moral rígida, valores e fins éticos; violência e lugar da ética; neurose e moralidade. Psicanálise e ilusões da consciência; a sociedade de valores; sujeito contemporâneo e psicanálise. O “estatuto” da Psicanálise proposto por Freud; O desafio da Psicanálise. A imagem psicanalítica do homem; As perspectivas futuras da Psicanálise. Código de Ética Profissional na Psicanálise.

ENCERRAMENTO DO CURSO E ORIENTAÇÕES SOBRE A MONOGRAFIA

Programa sujeito a alterações

Coordenação de curso Thomaz Barone

thomazbarone@gmail.com

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